Entenda como funciona o "criador de partidas" do Smite

É triste as vezes estar jogando e se deparar com algum jogador que só morre ou as vezes saí da partida, ou até mesmo quando você é colocado em um time onde ninguém parece jogar direito. O matchmaking (em tradução livre, algo como "criador de partidas") do Smite usa um algoritmo feito por pesquisas da Microsoft. O algoritmo é baseado no histórico do jogador: no seu nível, seu KDA (Kills/Deaths/Asssits), dinheiro adquirido e nível alcançado nas partidas. Este calculo é chamado de Elo. (O Elo das partidas Rankeds é diferente deste que iremos comentar).

A soma do Elo de todos os jogadores de um time deverão estar muito perto da soma do time inimigo, para ter uma igualdade entre as habilidades de cada time. Se a soma do Elo de todos os jogadores de um time for muito diferente do time oponente, este será modificado, permitindo diferenciar um jogador que "carrega" o time de outro que "afunde". Jogadores abaixo do nível 10 tem esse calculo diminuído para evitar serem colocados com jogadores de alto níveis. Este algoritmo ocorre quando você aceita participar de algum modo de jogo. Até aqui tudo está bom, o problema é na criação de grupos (parties) dentro do jogo.

Não há verificação na criação de grupo, portanto, um bom jogador pode estar em grupo com um jogador ruim. Há restrições apenas para os níveis, por exemplo, jogadores do nível zero a seis, sempre que possível serão colocados apenas em partidas contra os mesmos níveis (geralmente iniciantes). Se ainda sobrar jogadores iniciantes, os grupos são separados em sub-grupos acomodados novamente por nível e para cada um dos sub-grupos, novamente é calculado o Elo. Alguns dados capturados pela Hi-Rez, indicam que as piores partidas (onde envolvem mais discussões) são aquelas em que são montadas com grupos prontos.

Geralmente acaba acontecendo de algum jogador chamar um amigo para jogar, e este amigo pode acabar sendo iniciante, podendo não ter um rendimento como os outros jogadores do mesmo time, gerando discussões e outras dores de cabeça. É preciso também entender que o jogo está em fase beta e muitas coisas ainda irão melhorar.

Sempre tente trabalhar em grupo quando estiver jogando. Use os comandos de voz que são essenciais para uma boa partida. Chame quando precisar de ajuda e tente sempre ajudar quando o seu time precisar também. Evite xingamentos ou ofensas, afinal, este é um jogo e o objetivo de qualquer jogo é fazer o jogador se divertir. Lembre-se que nem sempre é o seu dia de sorte e que o rendimento de cada jogador em uma determinada partida depende de vários fatores como ping, fps, formato do time, trabalho em grupo, etc.

Se cada jogador respeitar o lado do outro, mesmo que você perca ou ganhe, será possível ter partidas mais agradáveis.

Fonte: Smite reddit.